quarta-feira, 4 de julho de 2007








A constipação intestinal crônica pode ocorrer em qualquer faixa etária e pode manifestar-se através de um número diminuído de evacuações, fezes endurecidas ou ressecadas, de tamanho grande ou como “bolinhas”, que promovem dor ao evacuar e conseqüentemente medo, eventualmente sangramento fecal e escape fecal.

Recomendações para as crianças:

1. Somente use laxativos, supositórios ou lavagens com recomendação médica


2- Coma dieta rica em cereais especialmente farelos (farelo de trigo) e folhas vegetais.


3- Tome suco de ameixa ou damasco toda manhã ou coloque estas frutas, ou outras que ajudem o intestino a funcionar, no leite.


4- Coma 2 pedaços de frutas todo dia, ao natural ou em compota.


5- Use 2 vezes ao dia tabletes de cereais
6- Tome um café da manhã normal.
7. Tome muita água7- Sente 15 min no vaso sanitário todos os dias, de preferência após alguma refeição, mas não faça força para evacuar. 8- Fazer o calendário de evacuações.

Alimentos recomendados:-


Frutas: abacate, ameixa preta seca, figo, kiwi, laranja, mamão, manga, morango, uva, uva passas seca.- Verduras: agrião, brócolis, couve, espinafre.- Cereais: arroz integral, aveia, farelo de trigo integral, farinha de trigo integral, germe de trigo, milho verde, milho de pipoca estourado.- Cereais compostos: All bran, Granola e outros- Ingerir bastante líquido: de preferência água

Sugestões para utilização dos alimentos recomendados:

- Leite com chocolate em pó e farelo de trigo
- Yogurt:
2 litros de leite,1 copo de yogurt natural. Ferver os 2 litros de leite. Quando amornar, misturar o yogurt. Deixe esfriar 3 horas. Misture 1 caixa de gelatina (pêssego ou morango) em 1 xícara de água morna (acrescente adoçante se quiser). Coloque esta mistura no leite e acrescente 2 colheres de sopa de farelo de trigo.
- Brigadeiro:
1 lata de leite condensado,1 colher de sopa de manteiga ou margarina, 2 colheres de sopa cheias de chocolate, 2 colheres de sopa cheias de farelo de trigo ou de aveia. Cozinhar todos os ingredientes até ferver, colocando após em fogo brando até dar o ponto de enrolar.
- Bolinho de chuva:
½ kg de farinha, 2 colheres de sobremesa de pó Royal, 1 pitada de sal, 1 colher de sobremesa de açúcar,4 colheres de sobremesa de farelo de trigo,1 colher de sopa de óleo.
- Almôndega
carne moída, farelo de trigo, ovo.
- Tutu de feijão ou virado:
2 copos de feijão amassados com 1 copo de caldo. Refogar com óleo, cebola e sal. Acrescentar farelo de trigo moído ou farinha de mandioca.
- Hamburger:
1 kg de carne moída, 2 ovos, ¾ de xícara de farelo de trigo, 1 cebola média bem picada, 2 colheres de sopa de molho inglês, sal a gosto. Misture bem todos os ingredientes. Forme os hamburgers. Coloque em assadeira untada. Leve ao forno para assar.
- Bife a milaneza com farelo
- Bolinho de espinafre com farelo
- Farofa de fubá:
1 copo de fubá,1 cebola média picada, ½ copo de óleo de soja , 2 ovos, 1/3 copo de farelo de trigo. Refogar a cebola com duas colheres de óleo. Colocar os 2 ovos batidos e acrescentar o fubá torrado ou cozido. Juntar o farelo torrado. Acrescentar um pouco de água e o restante do óleo. Colocar o cheiro verde.
- Bolo de chocolate:
2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de farelo de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó, 1 xícara de óleo, 2 ovos, 1 colher de chá de fermento, 1 colher de chá de bicarbonato, 1 pitada de sal.Misturar bem e acrescentar 2 xícaras de água fervendo. Levar para assar em forma untada.
- Granola
4 xícaras de aveia em flocos ou laminada , 1 xícara de coco ralado, 2 xícaras de amendoim torrado, descascado e picado , 2/3 de xícara de Karo, 1 ½ xícara de uva passa , 1/3 de xícara de óleo. Manteiga ou margarina para untar.Coloque numa tigela grande a aveia, o coco e o amendoim. Mexa bem. Misture a parte o Karo e o óleo. Acrescente a aveia e mexa bem. Despeje ligeiramente numa assadeira untada de 35x 25 cm. Leve ao forno moderado (180 °C) e deixe assar por uns 45 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do forno e junte as passas. Deixe esfriar. Guarde em vidro fechado.
- Canjica "enriquecida"
2 copos de canjica cozida , 1 colher das de sopa de farelo de trigo,1 colher das de sopa de amendoim torrado, leite,1 pitada de sal. Açúcar e canela a gosto. Colocar tudo numa panela e deixar ferver. Acrescente leite condensado se quiser.
- Mingau de fubá enriquecido
1 copo de fubá torrado ou pré-cozido ,2 colheres das de sopa de farelo de trigo,1 copo de água, açúcar a gosto,1 copo de leite, 1 pitada de sal e canela. Misturar os ingredientes mexendo bem até levantar fervura.
- Bolo comum
1 copo de açúcar,1 copo de óleo, 1 copo de farinha de trigo , 2 ovos,1 copo de farelo de trigo ,1 copo de leite,1 copo de fubá ,1 colher das de sopa de fermento. Misturar todos os ingredientes e bater bastante. Assar em tabuleiro untado.
- Bolo Peteleco
2 xícaras de farinha de trigo , 1 xícara de farelo de trigo, 2 xícaras de açúcar , 1 xícara de chocolate,1 xícara de óleo ,2 ovos inteiros,1 colher das de chá de fermento ,1 colher das de chá de bicarbonato,1/2colher das de chá de sal ,2 xícaras de água . Bater o açúcar, o óleo e os ovos. Acrescentar todos os nutrientes, misturando água fervendo. Assar em forno brando.
- Bolo de Cenoura
4 cenouras , 2 xícaras de açúcar, 4 ovos ,1 tablete de margarina,2 xícaras de farinha de trigo ,1 colher das de sopa de fermento,2 colheres das de sopa de farelo de trigo torrado.Bater no liquidificador as cenouras, o açúcar, os ovos e a margarina. Despeje em uma tigela e coloque a farinha de trigo, o farelo e, por último, o fermento.Cobertura de chocolate:4 colheres das de sopa de açúcar, 4 colheres das de sopa de leite, 4 colheres das de chocolate em pó, 1 tablete de margarina. Coloque em uma panela até derreter e formar uma calda. Quando o bolo estiver assado, despeje a calda por cima do bolo ainda quente.
visite nosso site, veja mais explicações. www.gastropediatria.med.br

Nenhum comentário: